FacebookGoogle Bookmarks

Três Formas Simples de Alavancar a Inovação

inov4As empresas com maior sucesso encontram a solução para as crises do mercado ampliando o seu foco na inovação. Isto é, encontrando oportunidades para melhorarem a eficácia, reduzir custos e colocando novos produtos e serviços no mercado.

Mas estas oportunidades necessitam de ser identificadas, e depois testadas e desenvolvidas internamente antes de serem implementadas. Terá a minha empresa tempo e recursos para isso? Que posso fazer de imediato, de forma simples e com os meus recursos limitados, para começar a alavancar a inovação? Sugerimos três formas:

 1. Comece a ouvir os seus colaboradores

Se valoriza a inovação, então demonstre aos seus colaboradores que valoriza as ideias deles. Os números demonstram que 85% das soluções, para os seus atuais problemas organizacionais, já existem na mente dos seus colaboradores. Faz sentido, aqueles que trabalham todos os dias com os seus produtos, clientes e mercado, são os melhores preparados para sugerir melhorias e identificar potenciais novos produtos e serviços. Parece tão simples, mas a maioria das empresas não conseguem aproveitar essa base de conhecimento notável de ideias e melhorias, pois é visto como incontrolável, ou como um sumidouro de recursos.

 2. Reconheça e recompense os seus colaboradores por serem inovadores

Uma grande parte das nossas empresas, simplesmente ainda não avaliou corretamente o potencial dos seus colaboradores. Se não medimos, não conhecemos e não podemos comparar. Se vai começar a pedir inputs pense desde logo como vai reconhecer regularmente aqueles que melhor contribuem, sem isso é provável que a participação não perdure. Pode criar um método simples de pontuação, como por exemplo: 1 ponto por cada sugestão, 15 pontos se uma ideia passa determinada avaliação, 100 pontos se a ideia alcança um benefício pré-estabelecido. A forma de recompensa pode depender da cultura da organização; o reconhecimento público é sempre muito valorizado e custa zero euros à organização, mantendo a motivação dos participantes. Um fator importante é a abertura: todos são elegíveis a qualquer momento. Sugestão: consulte a norma portuguesa NP 4457:2007 – Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), sobre gestão de ideias e avaliação de oportunidades.

3. Realize desafios para resolver problemas da organização

Os desafios devem ser patrocinados pelos gestores de topo da organização. Adicionalmente à recolha de ideias, pode com esta metodologia simples impulsionar a inovação através da resolução de problemas internos específicos. Chame um diretor de um departamento da sua organização e faça-lhe a seguinte pergunta: “Se pudesse resolver um problema desconcertante do seu departamento, neste exato momento, qual seria?". Pegue na resposta, partilhe-a por toda a organização e transforme-a num desafio.  Coloque um limite de tempo para o desafio, para manter a urgência e aumentar o número rápido de soluções e ideias. O desafio deve ser comunicado pelo gestor de topo patrocinador. Se for necessário, repita o ciclo, mensalmente, trimestralmente, de acordo com os recursos existentes.

Contacte-nos para conhecer as soluções que dispomos para melhorar a inovação da sua organização.

Share

Acreditação de Laboratórios

Planos de Segurança

Subcontratação Qualidade

Têm uma questão?
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.