Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho ISO 45001

Com o objectivo de controlar o risco da sua actividade e melhorar o seu desempenho e imagem, muitas organizações já implementaram um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do trabalho segundo a norma ISO 45001.

Este referencial define um sistema, que devidamente implementado e mantido, permite às organizações minimizar os riscos para os seus colaboradores e partes interessadas, o desenvolvimento da sua política e objectivos e a monitorização e melhoria das suas actividades e processos para a segurança e saúde no trabalho.

Vantagens da implementação e certificação pela ISO 45001

  • Diminuir o risco de ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais;
  • Redução das baixas médicas e consequente diminuição do absentismo;
  • Evidenciar o cumprimento com a legislação aplicável;
  • Redução de custos relacionados com prémios de seguros, indemnizações, paragens, quebras de produção/serviço e acidentes;
  • Melhoria das condições de trabalho e satisfação dos colaboradores, assim como o aumento da produtividade.
  • Melhoria da imagem;
  • Possibilidade de certificação e consequente diferenciação e aceitação no mercado, sociedade e atracção de possíveis investidores;
  • Possibilidade de acesso a novos mercados em que actuam clientes com exigências para a segurança do trabalho.

A norma ISO 45001 foi desenvolvida segundo o modelo de sistema de gestão de melhoria contínua – PDCA (Plan-Do-Check-Act) e para ser compatível com as normas ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade e ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental, permitindo assim com facilidade a sua integração.

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